Maravilha Futebol Clube, uma equipe 100% de imigrantes em Portugal

O Maravilha Futebol Clube nasceu a partir de um projeto que começou em 2021, com a fundação da Associação Desportiva de Apoio ao Imigrante (ADAI), em Portugal. Ela foi criada com o propósito de abrir portas para imigrantes, especialmente brasileiros, através do desporto, além de disputar competições oficiais na Europa.
“Com o tempo, percebemos a necessidade de tornar o projeto mais acessível ao público, mais comercial e atrativo também para patrocinadores e parceiros. Foi assim que surgiu o Maravilha Futebol Clube, que é uma secção oficial da ADAI, mantendo os mesmos princípios e objetivos, mas com uma identidade mais voltada para o marketing, a comunicação e a visibilidade. Diferente do que algumas pessoas têm dito, o Maravilha não é o primeiro time 100% brasileiro a surgir agora, ele é a continuidade e evolução de um projeto pioneiro iniciado em 2021, quando criamos a primeira associação desportiva de imigrantes em território europeu com a finalidade de competir oficialmente”, explicou Marcus Manfredo, presidente do clube.
Portanto, legalmente o clube já teve parte de todo o processo burocrático resolvido desde a ADAI, contando com estatuto, atas de constituição e registro junto aos órgãos competentes.
“Quando decidimos criar o Maravilha Futebol Clube como secção da ADAI, mantivemos essa base jurídica, apenas adotando um nome fantasia mais comercial para representar a nossa equipe de futebol de onze”, completou.
Captação de atletas, funcionamento das competições e estrutura do clube
Com os processos legais concluídos, o Maravilha Futebol Clube passou a realizar a captação de atletas, convidando jogadores a participarem das peneiras através das redes sociais.
“A resposta foi muito positiva, e realizamos três semanas de treinos de captação, seguidas de mais uma fase de preparação da equipe. Apesar do curto prazo, a dedicação coletiva dos atletas e o engajamento da equipe técnica aceleraram o processo de adaptação. O resultado foi surpreendente: logo nas primeiras partidas oficiais, o Maravilha mostrou um desempenho acima das expectativas e segue invicto na competição”, explicou Marcus Manfredo.
Atualmente, o Maravilha Futebol Clube disputa a Liga Inatel do Porto, uma competição oficial composta por 21 equipes, divididas em dois grupos — um com 10 e outro com 11 times. Na primeira fase, quatro equipes de cada grupo avançam. Nela, as quatro mais bem classificadas dessa disputam um quadrangular final, que define o campeão distrital do Porto.
A equipe campeã distrital garante uma vaga direta no Campeonato Nacional, onde enfrentará os campeões dos outros distritos. E o campeão nacional, por sua vez, conquista a possibilidade de representar Portugal em competições internacionais.
“O nosso objetivo principal vai além dos resultados em campo: é formar valores, gerar inclusão e transformar vidas através do desporto. Queremos que o futebol seja uma ferramenta de crescimento pessoal e social para cada atleta envolvido no projeto. Mas é claro que também sonhamos alto. Acreditamos muito no plantel que formamos, uma equipe jovem, talentosa e comprometida. Muitos dos nossos jogadores estão a disputar a sua primeira competição oficial, e mesmo assim o desempenho tem sido excelente — estamos invictos nas primeiras jornadas”, comentou o presidente.
Marcus Manfredo ainda destacou que o foco do Maravilha Futebol Clube é manter os pés no chão e pensar jogo a jogo, sonhando em lutar pelo título, mas também em abrir portas para atletas que sonham em ter sucesso no futebol. Para isso, contam com parceiros que tornam tudo possível.
“Hoje, o Maravilha Futebol Clube conta com três parceiros principais que acreditaram no projeto desde o início. O primeiro é a Bold Storm, uma marca portuguesa de material esportivo que fornece chuteiras e equipamentos para atletas de todo o país, inclusive da Primeira Liga. O segundo é um barbeiro local de referência em São João da Madeira, chamado Navalha de Ouro, na pessoal do Saymon. Que acreditou na proposta e se tornou parte da nossa identidade. E o terceiro é o Dom, restaurante e hamburgueria brasileira liderada pelo Arthur, referência em gastronomia brasileira na região”, ressaltou.
Além das parcerias, a equipe se mantém graças a um esforço coletivo. Muitos profissionais e atletas acumulam funções, conciliando suas atividades pessoais com o trabalho dentro do clube — em alguns casos, até de forma voluntária.
“Criamos também um sistema de lideranças internas, no qual alguns atletas assumem responsabilidades de gestão dentro do grupo, reforçando o espírito de equipe e o comprometimento. Tudo isso mostra que o Maravilha é um projeto construído por pessoas que acreditam verdadeiramente no propósito, e é essa união que tem feito o clube crescer de forma sólida e inspiradora”, finalizou.
Maravilha Futebol Clube conta com jogador influenciador
O Maravilha Futebol Clube tem um influenciador como jogador, Brianezi, que conta com mais de 50 mil seguidores em seu Instagram. Ele recebeu o convite do presidente Marcus e, como sempre foi peladeiro, gostou da ideia e abraçou, mesmo sem nunca ter disputado uma competição de verdade.
“Bom, a gente sabe que existe muito moleque bom que precisa de oportunidade, e acredito que o futebol visto pela internet pode atrair bons olhares, como times grandes e etc…
Meu maior objetivo é que esses moleque bom de bola apareça na internet e ganhe a chance de talvez jogar num clube grande, e é muito legal ver jogadores mais velhos que também abraçaram o projeto, e tem o mesmo objetivo de ajudar os mais novos”, contou Brianezi.
Após os primeiros jogos, o agora jogador destacou como está sendo a sua experiência em campo.
“Está sendo incrível, nunca joguei em um campo bom no Brasil, e hoje estou jogando na Europa. Lógico que não no mais alto patamar, mas um dia quem sabe. Lembra quando fazia frio, você ia jogar bola e falava: “lembra muito a época que eu joguei na Europa”. O que era brincadeira, hoje é realidade. Os primeiros jogos têm sido duro, acredito que talvez dificultam nosso lado por sermos imigrantes, mas somos nós contra tudo e todos, acredito muito que temos potencial de chegar longe nessa competição”, finalizou.
Siga o Maravilha no Instagram



